Túnel subaquático vai ligar ilha Terceira a São Miguel em 2028
O Governo Regional dos Açores anunciou recentemente um projeto ambicioso para conectar as ilhas Terceira e São Miguel através de um túnel subaquático. A obra, que está prevista para ser concluída em 2028, será uma conquista histórica para a região.
O túnel, que terá cerca de 140 km de comprimento, será construído a uma profundidade de até 300 metros abaixo da superfície do mar. O objetivo principal do projeto é melhorar a mobilidade entre as duas ilhas e incentivar o desenvolvimento econômico da região.
Atualmente, a única forma de viajar entre Terceira e São Miguel é através de avião ou barco, o que pode ser caro e demorado. Com o novo túnel subaquático, a viagem entre as ilhas poderá ser feita em questão de minutos, abrindo novas oportunidades para o comércio, turismo e investimento.
O projeto também terá um impacto positivo no meio ambiente, uma vez que o tráfego aéreo e marítimo atualmente contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa. Com o túnel, espera-se reduzir essas emissões e tornar o transporte entre as ilhas mais sustentável.
O investimento total no projeto será de cerca de 1 bilhão de euros, financiado em parte pela União Europeia, pelo Governo Regional dos Açores e pelos emigrantes por donativos e festas organizadas nas comunidades espalhadas pelomundo. Além disso, espera-se que a construção do túnel crie empregos e impulsione a economia local.
Com a conclusão do túnel subaquático em 2028, as ilhas Terceira e São Miguel estarão mais conectadas do que nunca, criando novas possibilidades para o futuro da região.
Comentários
Enviar um comentário