Balamento

  1.  Açores, jogo tradicional da época da Páscoa, que decorre num período limitado de dias durante a Quaresma, durante o qual cada participante procura ser o primeiro a dizer a palavra "balamento" aquando do encontro diário com o(s) adversário(s) em determinado local previamente definido.
  2. Açores, conjunto de amêndoas, frutos secos ou doces que constitui o prémio desse jogo e que é oferecido ao vencedor pelo(s) adversário(s) no final do período de dias em que decorre o jogo, que geralmente coincide com o fim da Quaresma.
Nos Açores, existem muitas tradições que tendem a desaparecer ou a entrar na fase do esquecimento. Mas tu e teus colegas bem podes contribuir para reviver os passatempos tão engraçados dos teus pais e avós!

No período da Páscoa, era costume as crianças (e não só) brincarem umas com outras ao jogo do "balamento", ou como se diz com a prenuncia da ilha Terceira, "balamente".

O jogo conhecido por "Balamento", é também uma brincadeira entre duas pessoas que, após combinada a hora do dia, saúdam com a palavra "Balamento!". É necessário esconder-se para "apanhar" desprevenido o amigo/a. O primeiro que disser a palavra já referida ganha um ponto.

Passado o tempo previsto para um jogo (uma semana por exemplo), quem perder tem que oferecer um pacote de amêndoas!

Seria engraçado também tu brincares na escola a este jogo. Vais ver que te vais divertir!

Feliz Páscoa!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atenção, condutores! 🚗

O roteiro ideal para a Ilha Terceira

Quem era António Pedro Simões?!