SABIA QUE... | Conheça a história da nossa terra.

Há 187 anos, é proclamada a regência dirigida a todos os portugueses.
A regência estabelecida na Ilha Terceira, declara aos portugueses os motivos da sua instalação, convidando-os a reunirem-se ao trono legítimo:

«Portugueses! A regência criada para governar os reinos de Portugal, Algarves e seus domínios, em nome da senhora D. Maria II, nossa legítima rainha, acha-se instalada em território português.
A usurpação, que em 1828 anulou todos os atos, pelos quais o senhor rei D. Pedro IV tinha abdicado da coroa portuguesa, autorizava-o para reassumir a soberania destes reinos sem cláusula nem condição; porém, Sua Majestade firme no constante desejo de felicitar, por todos os modos possíveis, os povos que a Divina Providência tinha confiado ao seu paternal governo; e querendo remover até a mais leve aparência de união de Portugal ao Brasil, renunciou o seu direito, manteve a abdicação da coroa a favor de sua muito amada e querida filha, hoje nossa rainha reinante; e como seu pai, tutor e natural protetor, criou uma regência, cuja primeira incumbência é sustentar e defender os inauferíveis direitos desta augusta soberana [...]
Palácio do Governo em Angra, 20 de Março de 1830.
- Marquês de Palmela
- Conde de Vila Flor
- José António Guerreiro
Merece arquivo este documento histórico publicado pelo governo estabelecido na Terceira.»
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 104, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.

Cortesia Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atenção, condutores! 🚗

O roteiro ideal para a Ilha Terceira

Quem era António Pedro Simões?!