SABIA QUE... | Conheça a história da nossa terra.

Há 187 anos, por força do Decreto de 15 de março de 1830, Angra é nomeada capital do Reino de Portugal.





É nomeada uma Regência (governo provisório liberal), instalada em Angra, em nome da Rainha D. Maria II, presidida pelo Marquês de Palmela e de que são membros o Conde de Vila Flor (governador e capitão-general dos Açores) e o Conselheiro José António Guerreiro.

Em Angra é organizada a expedição ao Mindelo e são promulgados alguns dos mais importantes decretos do novo regime como aquele que criou novas atribuições às Câmaras Municipais, o que organizou o exército, o que aboliu as sisas e outros impostos, o que extinguiu os morgados e capelas e o que proclamou a liberdade de ensino.

Com a abdicação de D. Pedro de imperador do Brasil, em 1831, e da sua decisão de regressar à Europa para em pessoa assumir a Regência em nome da filha, chegou ao fim a Regência de Palmela, Vila Flor e Guerreiro, mas só em 3 de Março de 1832 chegava D. Pedro a Angra e recebia das mãos do presidente da Regência, o marquês de Palmela, a renúncia. Dissolvia-se uma Regência e começava outra, a pessoal do duque de Bragança.

In José Adelino Maltez, Governo da Regência de D. Pedro, Politipédia - Repertório Português de Ciência Política Observatório Político. Visitado em 10 de março de 2015.
In José Guilherme Reis Leite, Enciclopédia Açoriana. Visitada em 10 de março de 2015.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atenção, condutores! 🚗

O roteiro ideal para a Ilha Terceira

Quem era António Pedro Simões?!