Norte-americanos cedem base e torre do radar meteorológico da Terceira

A ministra do Mar informou hoje que os Estados Unidos da América (EUA) concordaram em ceder a base e a torre do radar meteorológico existente na serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

“Depois de uma árdua negociação, os EUA concordaram em deixar, na serra de Santa Bárbara, a base e a torre de radar”, afirmou Ana Paula Vitorino, na Comissão de Agricultura e Mar, acrescentando que “os concursos e as intervenções vão ser iniciados este ano com um orçamento inferior ao previsto”.




A governante referiu ainda que, “tal como prometido pelo executivo”, a instalação do radar na ilha de São Miguel vai avançar.

Questionada pela deputada socialista Lara Martinho, eleita pelos Açores, sobre a intenção de envolver a Região Autónoma dos Açores no desenvolvimento da estratégia das energias oceânicas, tendo em conta o potencial da região como verdadeiro laboratório vivo de soluções inovadoras e emergentes aplicadas às energias renováveis, nomeadamente às energias oceânicas, e sobre para quando está prevista a elaboração do estudo estratégico que identifica as oportunidades de negócio de gás natural liquefeito e potenciais entrepostos a criar em Portugal, nomeadamente o hub de GNL para abastecimento de navios a criar no Porto da Praia da Vitória, Ana Paula Vitorino esclareceu que são projetos que se relacionam muito uns com os outros que têm a ver com o desenvolvimento das energias offshore, com o abastecimento de gás natural liquefeito e com o desenvolvimento dos portos. Para todos eles, o Governo está a entrar numa fase de negociações com as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.


“Pretendemos que os Açores e a Madeira sejam uma parte importante deste plano, até porque são uma parte importante do nosso mar”, afirmou a ministra.

Cortesia Mais Central

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Informação detalhada sobre a crise sismo-vulcânica nos Açores

CONHEÇA AS ALGAS MADE IN AÇORES QUE PODEM SALVAR O PLANETA

Fiscalização ameaça festas populares dos Açores